quinta-feira, 24 de março de 2011

O Trote e a Educação

Como em pleno século XXI, as universidades e faculdades públicas ou privadas permitem trotes?
Considero um absurdo essa mania que criou-se nos espaços de educação, pois ao invés de sentir-se acolhidos ( os chamados calouros ) e comemorar pelo fato de ter conquistado um sonho, vejo educandos sendo constrangidos, humilhados e rechaçados, por aqueles que se dizem" veteranos", só  não sei veteranos de que? Pois o fato de ter um, dois, ou mais semestres não justifica tal falta de educação e respeito para com os que chegam.
No dia 22 de março de 2011, tive a a má sorte de presenciar um grupo de administração no PAC que se julgam veteranos, coagindo um outro grupo de calouros, lembro-me que eles( os veteranos) pediram dinheiro para os calouros e no grupo teve um que recusou-se a dar o valor pedido, assim a menina começou a dizer que ele seria calouro procurado,que ele poderia ter problemas por não pagar a quantia entre outros tipos de coisas que me deixaram estarrecida. A ponto de eu perguntar a ela o que seria feito com aquele dinheiro que eles estavam obrigando os demais a darem.
Eu sou contra o trote e penso que essa prática deveria ser banida dos espaços de educação, onde o objetivo principal é aprender, trocar conhecimentos e experiências e não guardar momentos de repressão e total falta de respeito, é isso mesmo trote é nada mais do que uma falta de respeito e educação.
Sou a favor do trote solidário, social, pois ao invés de tomar dinheiro pra usar com bebidas deveria era arrecadar alimentos, brinquedos e roupas e doar a lares de idosos, orfanatos, instituições de caridade entre outros, pois sei que com esse gesto veteranos e calouros fariam muitas pessoas felizes.
Por fim deixo a minha total indignação  com tal prática que se perpétua nos espaços coletivos de educação.
Trote NÃO!!!!!!
Bibliografia: ASSIS.jamille, em 24.03.2011
Imagens do google imagens, postadas em 24.03.2011

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com o que você expõe,pois o trote nada mais é que uma falta de respeito é preciso acabar de uma vez com essas praticas absurdas.

    ResponderExcluir
  2. TROTE HIERARQUIZAÇÃO ESTUDANTIL!
    Exatamente isso, o trote ele se fundamenta na idéia de superioridade, onde veteranas/os tem mais poderes, só porque entrou primeiro na facu, e calouras/os ou pior bixo, os que não tem poderes porque só entraram depois e ainda não tem os saberes da universidade, alias são eles que lhe fazem passar para o outro nivel...veterana/o!
    Como pode...a sociedade desigual, competitiva, destrutiva vai criando diversos espaços para sua existência e propagação, e as/os individuas/os executam direitinho, da forma que lhe mandaram.
    Não...naõ foi sempre assim...existe as/os estudantes que dizem NÃO a qualquer forma de propagação do PODER.
    Seja a Resistência não seja "gabriela"...

    Saúde e Liberdade

    ResponderExcluir
  3. Com Certeza. O trote é algo constrangedor e arbitrário e que não deveria mais existir nas faculdades, pois ele é um abuso de poder dos estudantes veteranos contra os calouros.

    ResponderExcluir