quarta-feira, 30 de março de 2011

Educadores Opressores e Educandos Omisso

"Dedico está postagem á Anna Maria, a Maíra Monteiro e a todos e todas que já passaram por este momento".

Nem sei como e por onde começar, só me pergunto até quando práticas pedagógicas de opressão e humilhação vão ser perpetuadas dentro dos espaços de educação? Qual é mesmo o tipo de educadores que se tem o objetivo de formar? São indagações que não saem da minha cabeça a cada semestre que passa, pois é fácil encontrar e detectar educadores que se valem de sua condição para humilhar, oprimir e excluir educandos que não sigam os padrões dessa burguesia que tanto nos separa e nos rotula.
Hoje pude saber de mais uma cena que me deixou perplexa, como pode não se ter respeito as diferenças num espaço que se diz público e democrático? Pergunto-me onde está esse respeito e o que fizeram com ele? Será que todos somos iguais em direitos? Mais questionamentos que me perseguem e que não encontro resposta e assim tais educadores vão seguindo com essa tal de
práxis que não respeita ninguém, será que um doutorado ou mestrado torna alguém mais humano e mais digno? Pra mim certamente que não, só não entendo como nós educandos somos omisso, não falamos e nem criticamos essas práticas ditadoras, é talvez seja por medo de perder a disciplina ou por medo de ter problemas, mais pra mim isso não é justificativa para tanta omissão.
"Até quando vamos ficar levando porrada, porrada, até quando vamos ficar sem falar e sem fazer nada????????????????????
É Assim finalizo mais um momento trágico de um episódio de grande humilhação.
É a BURGUESIA tirando o seu sarro!!!!!!!!!!
Mais até quando seremos omissos?????????????????????

4 comentários:

  1. Jamile, parabéns pela sintetização dos fatos! Concordo com Maíra e com vc!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o que você falou Jamille, será que educadores que formam EDUCADORES, deveriam agir dessa forma? Não apenas isso, mas isso é questão de humanidade, esta não é e nunca será uma forma aceitável de se tratar o ser humano, independente de classe, cor ou outra coisa que "supostamente" diferencia as pessoas, o que eu acho que não tem sentido. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, Mille..
    Vc disse tudo!
    Respeito não pode ser da boca para fora.

    ResponderExcluir
  4. Opa...Opressão Jamais!!! Diga não, Reage ou será morta/o!!!
    Infelizmente educação não é sinônimo de respeito e muito menos liberdade, por isso ao nos questionar a determinado método, nos questionemos também, essa educação/conhecimento está a serviço de quem, para libertar a classe pobre ou para pressiona-la ou até mesmo para nos dar a falsa idéia de mobilidade social?? Porque aí vai ficar mais claro a intenção de determinada prática e aumentará a nossa força para rejeitar as OPRESSÕES!!

    Viva a Liberdade!!

    ResponderExcluir