quinta-feira, 24 de março de 2011

Educação e Tecnologia

Nos anos 90, quando eu ainda era criança não existia orkut, msn, e outras coisas ligadas a tecnologia.
Fazíamos pesquisas em livros e tínhamos prazer em reunir grupos para ir a biblioteca fazer trabalhos e a verdadeira pesquisa, pois considero que copiar e colar sem ao menos ler do que se trata não é pesquisa, brincávamos na rua de carro, boneca, elástico, bate lata, esconde-esconde e muitas outras brincadeiras que adorávamos fazer. Hoje nos anos 2000 as relações inter-pessoais se romperam e nem nos damos o prazer de nos reunir pra tratar de um trabalho seja de escola ou até mesmo para falar besteiras trocar ideias e sorrir juntos, resolvemos tudo pelo msn ou pelo orkut, pois assim é muito mais cómodo.
O avanço tecnológico traz consigo uma parte muito ruim por romper todas as formas de afeto que existiam, ou seja antes mandava-se cartas, bilhetes, entre outros, hoje é mais fácil mandar uma mensagem, scraps, torpedos que em muitos casos não tem valor sentimental algum, um exemplo disso é  o natal, onde tinha-se o prazer de comprar cartões e escrever para as pessoas que amamos, hoje coloca um recado pronto só pelo fato de estar online, de ser a época e nada mais.
A sociedade não conseguiu assimilar o papel real de tecnologia e assim tornou-se escravos da mesma que informa, transforma e deforma, pelo fato de que  é impossível para muitos manter-se longe de um ipod, celular, internet e tantas outras tecnologias que nos é  apresentado todos os dias. Outro fator que é importante ressaltar é um problema que pra mim é gravíssimo que é o consumo desenfreado e impensado, pois a cada dia o mercado oferece um novo produto com uma nova tecnologia e ai as pessoas por estarem dominadas pelo capitalismo e pelo consumismo   saem comprando mesmo sem precisar e sem pensar no meio ambiente e nas desigualdades sociais.
Portanto cabe a escola o papel de educar no sentido do uso racional da tecnologia? Talvez sim, mais este papel está também nas mãos do pai e da mãe e da sociedade. Ai quem sabe assim volte um pouco dos anos 90.
ASSIS.jamille

Um comentário:

  1. Realmente Jamile o valor real das coisas estão se perdendo a cada ano que passa. Hoje não se vê mais crianças brincando na rua... e sim "presos" em um quarto em frente á máquinas como aqui estou de frente neste momento!
    É preciso que a escola passe a reavaliar seus conceitos e acompanhar essa era digital e fazr com que o mundo virtual entre na escola e que as crianças faça o uso do mesmo conscientemente!

    ResponderExcluir